segunda-feira, 27 de maio de 2013

Estética e História da Arte - Rococó Parte I



                    

Introdução

No conteúdo a seguir iremos destacar a o estilo artístico Rococó, que surgiu na França como desdobramento barroco. Desenvolveu-se na Europa no século XVIII, e da arquitetura disseminou-se para todas as artes. Vigoroso até o advento da reação neoclássica, por volta de 1770, difundiu-se principalmente na parte católica da Alemanha, na Prússia, e em Portugal.

Este trabalho vem sendo desenvolvido pelos alunos do grupo Lince Mídia para apresentar fatos sobre esta arte que foi, também, muito utilizada no Brasil. Apresentaremos características referentes ao Rococó e expor identidades de artistas famosos que desempenharam grandes trabalhos nesta época.




História
   O Rococó é o estilo artístico posterior ao Barroco. Do francês rocaille, que significa concha, o Rococó teve inicio por volta de 1715 na França, espalhando-se por vários países do velho mundo e chegando posteriormente em alguns países como das Américas como o Brasil. O termo utilizado pelos franceses tem relação principal com as formas de decoração e produção instrumental, onde se usava comumente rochas e conchas. Movimento estético gerado durante o século XVIII e utilizado principalmente nas Américas até o século XIX.
   Alguns historiadores tiveram como fundamento a ideia de que a arte francesa era um desdobramento do Barroco, uma forma de difundir uma nova arte de modo que os modos artísticos barrocos fossem flexionados a uma arte menos detalhista. A caracterização plena era definida pelo modo inovador, as cores claras, leves, delicadeza em seus sentidos, sensualidade exuberante e o sentimentalismo representado. A assimetria e as linhas curvas das obras afastavam-se do padrão barroco onde tudo tinha associação visual ou relevante.
   A era aristocrática foi fator principal para que o Rococó tomasse conta, quase que dominantemente, da arquitetura de Palácios civis, não sendo mais direcionada a temática religiosa do Barroco. As formas de arte em todos os segmentos da época passaram a ser compactuadas às características do movimento, em objetos, imóveis, pinturas, esculturas, em todos os aspectos produtivos encontravam-se os traços do Rococó.
       As características principais do Rococó são as cores claras, Representação da vida profana da aristocracia dominante na época, estilo decorativo, conjunto de graça e intimidade dos espaços internos, Hedonismo ( busca geral pelo prazer), texturas suavizadas, representação de Alegorias, tons dourados.
   As diferenças principais entre o Barroco e o Rococó, podem ser compreendidas na arte, características definidas de cada estilo demonstram as peculiaridades que só podem ser percebidas aos olhos do apreciador que desenvolveu o conhecimento relativo a cada movimento. A Escultura, a Pintura e a Arquitetura são fatores muito importantes para que se possam perceber tais diferenças.     




Escultura
   A escultura no Rococó ganhou grande importância, os escultores deixaram de lado as linhas do Barroco, o excesso de detalhes aplicados simetricamente e passaram a retratar imagens de pessoas importantes do período, alguns exemplos de tal fato são as esculturas de Jean Antoine Houdon, que se tornou famoso, justamente por esculpir o busto e estatuas de filósofos e inventores importantes da época.



Voltaire
Denis Diderot


Thomas Jefferson


Robert Fulton.



Embora ainda usassem o mármore a escultura Rococó ficou marcada pelo uso de novos materiais, como a pedra, bronze, ouro, prata, madeira, argila e o gesso que, no caso, é um material que melhor se relaciona com cores mais suaves, usadas com prioridade na fase do Rococó.

Johann Michael Feichtmayr, (1709-1772), escultor alemão, membro de um grupo de famílias de mestres da moldagem no estuque, distinguiu-se pela criação de santos e anjos de grande tamanho, obras-primas dos interiores rococós.







Ignaz Günther, (1725-1775), escultor alemão, um dos maiores representantes do estilo rococó na Alemanha. Suas esculturas eram em geral feitas em madeira e a seguir policromadas. "Anunciação", "Anjo da guarda", "Pietà".


A criação de estatuetas decorativas também foi destaque. As novas obras estéticas eram dotadas de um porte menor e serviam apenas para fins realmente decorativos. Tal inovação foi empregada quando dois cientistas alemães, Tischirnhaus e Boettger, inventaram a porcelana em 1708, pouco tempo depois já havia as primeiras peças decorativas em porcelana, que se tornou um surto artesanal na época.
   De fato a fase do Rococó serviu para que houvesse o abandono da total concentração em temas nobres e de enorme seriedade e o inicio ascendente de exploração das temáticas mitológicas, campestres e da sociedade cortesã.
   Dois escultores que se destacaram foram François Boucher e Étienne Maurice Falconet          







Nenhum comentário:

Postar um comentário