Introdução
No conteúdo a seguir
iremos destacar a o estilo artístico Rococó, que surgiu na França como desdobramento
barroco. Desenvolveu-se na Europa no século XVIII, e da arquitetura disseminou-se
para todas as artes. Vigoroso até o advento da reação neoclássica, por volta de
1770, difundiu-se principalmente na parte católica da Alemanha, na Prússia, e
em Portugal.
Este trabalho vem sendo
desenvolvido pelos alunos do grupo Lince Mídia para apresentar fatos sobre esta
arte que foi, também, muito utilizada no Brasil. Apresentaremos características
referentes ao Rococó e expor identidades de artistas famosos que desempenharam
grandes trabalhos nesta época.
História
O Rococó é o estilo artístico posterior ao
Barroco. Do francês rocaille, que
significa concha, o Rococó teve inicio por volta de 1715 na França,
espalhando-se por vários países do velho mundo e chegando posteriormente em
alguns países como das Américas como o Brasil. O termo utilizado pelos
franceses tem relação principal com as formas de decoração e produção
instrumental, onde se usava comumente rochas e conchas. Movimento estético
gerado durante o século XVIII e utilizado principalmente nas Américas até o
século XIX.
Alguns
historiadores tiveram como fundamento a ideia de que a arte francesa era um
desdobramento do Barroco, uma forma de difundir uma nova arte de modo que os
modos artísticos barrocos fossem flexionados a uma arte menos detalhista. A caracterização
plena era definida pelo modo inovador, as cores claras, leves, delicadeza em
seus sentidos, sensualidade exuberante e o sentimentalismo representado. A
assimetria e as linhas curvas das obras afastavam-se do padrão barroco onde
tudo tinha associação visual ou relevante.
A era aristocrática foi fator principal para
que o Rococó tomasse conta, quase que dominantemente, da arquitetura de
Palácios civis, não sendo mais direcionada a temática religiosa do Barroco. As
formas de arte em todos os segmentos da época passaram a ser compactuadas às
características do movimento, em objetos, imóveis, pinturas, esculturas, em
todos os aspectos produtivos encontravam-se os traços do Rococó.
As características principais do Rococó são
as cores claras, Representação da vida profana da aristocracia dominante na
época, estilo decorativo, conjunto de graça e intimidade dos espaços internos,
Hedonismo ( busca geral pelo prazer), texturas suavizadas, representação de
Alegorias, tons dourados.
As diferenças principais entre o Barroco
e o Rococó, podem ser compreendidas na arte, características definidas de cada
estilo demonstram as peculiaridades que só podem ser percebidas aos olhos do
apreciador que desenvolveu o conhecimento relativo a cada movimento. A
Escultura, a Pintura e a Arquitetura são fatores muito importantes para que se
possam perceber tais diferenças.
Escultura
A escultura no Rococó ganhou grande
importância, os escultores deixaram de lado as linhas do Barroco, o excesso de detalhes
aplicados simetricamente e passaram a retratar imagens de pessoas importantes
do período, alguns exemplos de tal fato são as esculturas de Jean Antoine
Houdon, que se tornou famoso, justamente por esculpir o busto e estatuas de
filósofos e inventores importantes da época.
Voltaire
Denis Diderot
Thomas Jefferson
Robert Fulton.
Embora ainda usassem o
mármore a escultura Rococó ficou marcada pelo uso de novos materiais, como a
pedra, bronze, ouro, prata, madeira, argila e o gesso que, no caso, é um
material que melhor se relaciona com cores mais suaves, usadas com prioridade
na fase do Rococó.
Johann Michael Feichtmayr, (1709-1772), escultor alemão, membro de um grupo de famílias de
mestres da moldagem no estuque, distinguiu-se pela criação de santos e anjos de
grande tamanho, obras-primas dos interiores rococós.
Ignaz Günther, (1725-1775), escultor alemão, um dos maiores representantes
do estilo rococó na Alemanha. Suas esculturas eram em geral feitas em madeira e
a seguir policromadas. "Anunciação", "Anjo da guarda",
"Pietà".
A criação de estatuetas
decorativas também foi destaque. As novas obras estéticas eram dotadas de um
porte menor e serviam apenas para fins realmente decorativos. Tal inovação foi
empregada quando dois cientistas alemães, Tischirnhaus e Boettger, inventaram a
porcelana em 1708, pouco tempo depois já havia as primeiras peças decorativas
em porcelana, que se tornou um surto artesanal na época.
De fato a fase do Rococó serviu para que
houvesse o abandono da total concentração em temas nobres e de enorme seriedade
e o inicio ascendente de exploração das temáticas mitológicas, campestres e da
sociedade cortesã.
Dois
escultores que se destacaram foram François Boucher e Étienne Maurice Falconet
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