A sociedade grega em si, possuía um
diferencial básico em relação aos outros períodos históricos que era a forma
mais livre de conceitos artísticos e culturais, ou seja, as diversas formas de
expressar seus ideais, que costumeiramente, eram o gosto e apreciação das ações
humanas além do simbólico e expressivo modo de representar os acontecimentos
históricos, temas religiosos e mitológicos.
Havia a apreciação dos deuses, e aos humanos,
símbolos da época, guerreiros, líderes e principalmente os que praticavam
atividades. Para deixar evidente tal apreciação, os artistas da Grécia criavam
esculturas com alto índice de fidelidade e riqueza de detalhes no processo de
representação dos humanos ou deuses que em determinado local deveriam estar,
mesmo que por forma de arte, presentes. Associando ao conceito de estética do filósofo Hume, entende-se que as estátuas representativas da sociedade grega, possuíam valor estético pelo motivo específico de terem uma relação muito forte de busca pelo conhecimento empírico sobre tal, o motivo pelo qual elas estavam ali, seria uma curiosidade que tornaria a obra bela, relacionando-a com os conceitos gregos de adoração.
Na Grécia, ainda levando em consideração as esculturas, havia uma relação de divindade muito grande entre o povo e os seus deuses. Assim, se encaixa no complexo modo de crença da época a ideia de estética platônica, que era considerável quando se entende por um lado os ideais gregos, as relações de adoração e amor pelos deuses somente, em contrapartida, foge do quadro de definição de estética de Platão quando se deve mais importância ao modo de fidelidade dos corpos e assim elevando a beleza ao que se vê, apenas com os olhos.
A diversidade estética na arte grega relacionou-se também com o ideal de beleza de Aristóteles, na arquitetura, nas pinturas e na confecção de utensílios como vasos, os gregos utilizavam a organização padronizada, onde havia simetria, harmonia na produção de determinada coisa e a proporção adequada para que o espectador sinta-se extasiado ao observar a peça ou o local. A divisão definida das colunas gregas, expressa essa padronização, eram elas: dórica, jônica e coríntia, cada uma desempenhava seu papel de representação na estética dos templos gregos.
E a arte grega era senão a mais, uma das manifestações históricas mais abrangente em suas relações com a estética, o modo de sobrevivência cultural e cotidiana dos gregos, levou as
ideias dos filósofos a comparações totalmente relevantes em determinado seguimento da época. Essas são as principais associações de estética em si com a sociedade da Grécia Antiga.
estátua grega laocoonte.
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