segunda-feira, 27 de maio de 2013

Conteúdo Apresentado ao Professor Jader Reinecke da Disciplina Aplicações de Publicidade e Propaganda



A AGÊNCIA DE PROPAGANDA E A RELAÇÃO ENTRE SUAS ÁREAS E FUNÇÕES: Os setores da propaganda e sua atividade na economia. Como a propaganda age sobre o consumidor



PROF. JADER REINECKE
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013



INTRODUÇÃO

            O conteúdo a seguir relata basicamente o conceito de importância da Publicidade e Propaganda na sociedade de consumo.  No que os fatores podem relacionar-se, partindo de que aspecto a propaganda pode influenciar no consumismo da população.
           Apresenta também o roteiro de criação de uma agência específica de publicidade, onde um grupo desempenho, passo a passo, um trajeto até que chegassem ao objetivo comum, o princípio e fase inicial de abertura de uma agência de publicidade.


  A agência de propaganda e a relação entre suas áreas e funções. Os setores da propaganda e sua atividade na economia. Como a propaganda age sobre o consumidor.

           O Grupo realizou uma Reunião para definir prioritariamente determinada logomarca, e desenvolver sobre a mesma o conceito prático que reflete de forma simbólica o trabalho da equipe. Com o brainstorming, muitas ideias surgiram discussões pertinentes ao modo de produção, desde o ícone até as cores que seriam utilizadas assim como os demais aspectos que envolvem o titulo de uma agência, assim definimos a logomarca e no conteúdo a seguir está relacionado o resultado de nossa pesquisa.
  



1.2 O Grupo Lince

       O Grupo “Lince Publicidade” foi criado em Março de 2013. Composto por nove integrantes, a equipe tem a principal finalidade de desenvolver técnicas de adaptação tendo em vista qualquer situação prevista e busca interpretar cada aspecto do cotidiano de forma pertinente para que se alcance resultados favoráveis ao nosso trabalho.
       O nosso objetivo como iniciantes é buscar aprimorar com o aprendizado, as características mais importantes de um parecer publicitário, de inicio tornar relevantes as dificuldades que aparecem frequentemente dentre os nossos trabalhos, superá-las e concluir cada passo de forma mais eficiente possível.
      Lince, que é o nome do grupo, possui um significado específico. O Lince é um animal de gênero felino, carnívoro, e possui dimensões um pouco maiores que as de um gato doméstico, possui diversas características e qualidades no modo de sobrevivência, é ágil, se adequa a diversos ambientes, além da sua caça noturna deixar evidente que possui uma visão privilegiada, a visão do Lince é muito aguda e criou-se por este fato lendas que designavam ao animal a capacidade de enxergar através de objetos opacos. Por isto Lince é o signo do nosso grupo.                                                                                                                               



     A foto simboliza o aspecto de união que há dentre os integrantes do grupo, levando em consideração que as funções específicas individuais não são definidas, há a ideia principal de comprometimento e interesse por parte de todos os envolvidos. Cada um colabora de acordo com a forma que lhe é prudente.
    De acordo com o conceito de Midiologia, o grupo procura apresentar em todos os fatores que envolvem a comunicação, o que realmente tem sentido respectivamente a cada local, situação ou ambiente. A concepção do Lince Publicidade é a de desenvolver através de respeito mutuo uma relação de conhecimento e colaboração para que em qualquer desafio que seja proposto haja finalidade.


1.3 A importância e a influência da propaganda tanto na sociedade como na vida das pessoas

           Diante das questões discutidas em aula e das pesquisas realizadas sobre o assunto, o grupo desenvolveu e discutiu conceitos sobre a importância e a influência da propaganda tanto na sociedade como na vida das pessoas. No teor das discussões associamos ideias plausíveis e organizamos de forma em que tudo fosse passado adiante e entendido corretamente, a partir do fato, criamos um texto que expõe o conteúdo.



1.4 Publicidade e Propaganda na sociedade de consumo

         A comunicação no mundo contemporâneo é fator fundamental para relacionar todos os aspectos de sobrevivência.  É evidente a ideia de que sem ela não há uma maneira concreta de viver conforme a sociedade. Dentro da comunicação que é uma área muito de muita abrangência existe a publicidade e a propaganda.
        A publicidade e propaganda é a forma recorrente dos anunciantes (vendedores, prestadores de serviços, partidários) de demonstrar diante de respectiva massa os fatores de diferenciação entre seus produtos ou aspectos e os de outros anunciantes. A sociedade em si, necessita e utiliza a propaganda para adquirir o melhor, o mais eficiente ou o desejado.      

     Todos os dias a sociedade é bombardeada por propagandas, sejam elas através da televisão, internet, rádio ou outros meios de comunicação. O intuito evidente é de despertar o desejo de consumo nas pessoas o interesse pela inovação, tornando seu produto, mercado ou serviço mais conhecido.  
     Empresas que investem em uma boa propaganda despertam no consumidor o interesse de conhecer o que elas propõem, para conhecer o que se oferece é necessário que adquiram e quando se associa uma boa propaganda com um produto de qualidade a tendência é de vender cada vez mais aumentando o volume de produção. 
      No século XXI, grande parte da população mundial deixou de ser consumidora para se tornar consumista, de modo que consumidor é aquele que consome para satisfazer suas necessidades, sem excessos e consumista é aquele que consome mais do que o necessário para satisfazer também desejos pessoais.  
      A propaganda é o que move o consumo, causa nos cidadãos apelos sociais e muitas vezes emocionais, de forma direta e objetiva define dentre a sociedade um pensamento de desejo, gosto, necessidade relativa, as pessoas passam a acreditar que precisam de determinados serviços ou produtos e que tais são inevitavelmente uteis, o que em diversas vezes é apenas um hábito.
      Com tudo, a propaganda de forma direta ou indireta movimenta a economia. Desde o processo de formação de determinada publicidade até o produto final que chega ao consumidor, são utilizados diversos meios de produção recorrentes de vários tipos de indústrias e empresas, são serviços, montagens, impostos, gastos, por isso é certo dizer que consideravelmente “A Propaganda é alma do negócio”




 As ferramentas de comunicação

          O grupo pesquisou em vários meios de comunicação, diversos comerciais e campanhas, publicitárias foram apresentados dentre os integrantes e analisados. Mas em um senso comum, a equipe definiu uma peça de vídeo e trabalhou a partir daí para criar a frase que melhor se adequa ao comercial. A frase foi criada e ajustamos de forma a ser relacionada diretamente com a peça. A seguir está descrita a frase que o grupo desenvolveu.                  


1.6 Bohemia

Bohemia, desde 1853, um absurdo de cerveja
Vá além do prazer de beber cerveja, nosso objetivo é satisfazer seus maiores desejos. Bohemia é a sua cerveja, não sinta o gosto no olhar, sinta o gosto ao provar. Bohemia, uma cerveja pra quem gosta de cerveja. (LINCE PUBLICIDADE, 2013)

1.7  Peça Publicitária   

           A Peça Publicitária relacionada à frase em destaque foi entregue ao professor da disciplina em formato de vídeo CD. O comercial “Bohemia, desde 1853, um absurdo de cerveja”, é veiculado atualmente nos meios de comunicação, rádio, TV, internet.



 

REFERÊNCIAS

FREITAS, Carolina A. N. Mudar hábitos, recuperar uma economia, criar imagem, promover o consumo, vender produtos, informar o consumidor.

CARRANO, Camila. Entrevista com André Telles, autor de Orkut.com e Geração digital.

ACEVEDO, Claudia Rosa et al. Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários. RAE electron., São Paulo, v. 8, n. 1, Junho 2009.

SAMPAIO, Rafael, Propaganda de A a Z .






LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Foto Simbólica da Agência Lince (integrantes)

Figura 2 – Logotipo da Agência




Anexos
Figura 1

Figra 2:















CONCLUSÃO



           Com a elaboração dos trabalhos e cumprimento das atividades descritas, o grupo adquiriu conhecimentos e habilidades essenciais para o continuo processo de aprendizado no curso de Publicidade e Propaganda.

           A realização do brainstorming foi essencial para o passo inicial onde é criado um logo para a agência e a este aplicar o conceito principal que caracteriza o grupo. Entendemos que quando há um objetivo, concluir cada passo com atenção e paciência é fator importante para que possamos chegar às fazes terminais com competência.

           Ao longo do desenvolvimento dos trabalhos a agência se deparou com diversas situações, muitas das vezes, inusitadas, por este motivo todos adquiriram, de alguma maneira, habilidades necessárias para que o objetivo seja alcançado com êxito, mesmo que existam dificuldades.

           Contudo a agência Lince Publicidade desempenhou as atividades decorrentes conforme orientada, o objetivo principal foi adquirir experiências que futuramente sirvam para desencadear soluções aos problemas e tarefas propostos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário