A AGÊNCIA DE PROPAGANDA E
A RELAÇÃO ENTRE SUAS ÁREAS E FUNÇÕES: Os setores da propaganda e sua
atividade na economia. Como a propaganda age sobre o consumidor
PROF. JADER REINECKE
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
INTRODUÇÃO
O conteúdo a seguir relata
basicamente o conceito de importância da Publicidade e Propaganda na sociedade
de consumo. No que os fatores podem
relacionar-se, partindo de que aspecto a propaganda pode influenciar no
consumismo da população.
Apresenta também o roteiro de
criação de uma agência específica de publicidade, onde um grupo desempenho,
passo a passo, um trajeto até que chegassem ao objetivo comum, o princípio e
fase inicial de abertura de uma agência de publicidade.
A agência de propaganda e a relação entre suas áreas e funções. Os
setores da propaganda e sua atividade na economia. Como a propaganda age sobre
o consumidor.
O Grupo realizou uma Reunião para definir
prioritariamente determinada logomarca, e desenvolver sobre a mesma o conceito
prático que reflete de forma simbólica o trabalho da equipe. Com o brainstorming,
muitas ideias surgiram discussões pertinentes ao modo de produção, desde o
ícone até as cores que seriam utilizadas assim como os demais aspectos que
envolvem o titulo de uma agência, assim definimos a logomarca e no conteúdo a
seguir está relacionado o resultado de nossa pesquisa.
1.2
O Grupo Lince
O
Grupo “Lince Publicidade” foi criado em Março de 2013. Composto por nove integrantes,
a equipe tem a principal finalidade de desenvolver técnicas de adaptação tendo
em vista qualquer situação prevista e busca interpretar cada aspecto do
cotidiano de forma pertinente para que se alcance resultados favoráveis ao
nosso trabalho.
O nosso objetivo como iniciantes é buscar
aprimorar com o aprendizado, as características mais importantes de um parecer
publicitário, de inicio tornar relevantes as dificuldades que aparecem
frequentemente dentre os nossos trabalhos, superá-las e concluir cada passo de
forma mais eficiente possível.
Lince, que é o nome do grupo, possui um
significado específico. O Lince é um animal de gênero felino, carnívoro, e
possui dimensões um pouco maiores que as de um gato doméstico, possui diversas
características e qualidades no modo de sobrevivência, é ágil, se adequa a
diversos ambientes, além da sua caça noturna deixar evidente que possui uma
visão privilegiada, a visão do Lince é muito aguda e criou-se por este fato
lendas que designavam ao animal a capacidade de enxergar através de objetos
opacos. Por isto Lince é o signo do nosso grupo.
A foto simboliza o aspecto de união que há
dentre os integrantes do grupo, levando em consideração que as funções
específicas individuais não são definidas, há a ideia principal de
comprometimento e interesse por parte de todos os envolvidos. Cada um colabora
de acordo com a forma que lhe é prudente.
De
acordo com o conceito de Midiologia, o grupo procura apresentar em todos os
fatores que envolvem a comunicação, o que realmente tem sentido respectivamente
a cada local, situação ou ambiente. A concepção do Lince Publicidade é a de
desenvolver através de respeito mutuo uma relação de conhecimento e colaboração
para que em qualquer desafio que seja proposto haja finalidade.
1.3 A importância e a influência da
propaganda tanto na sociedade como na vida das pessoas
Diante das questões discutidas em aula e das
pesquisas realizadas sobre o assunto, o grupo desenvolveu e discutiu conceitos
sobre a importância e a influência da propaganda tanto na sociedade como na
vida das pessoas. No teor das discussões associamos ideias plausíveis e
organizamos de forma em que tudo fosse passado adiante e entendido
corretamente, a partir do fato, criamos um texto que expõe o conteúdo.
1.4 Publicidade e Propaganda na
sociedade de consumo
A comunicação no mundo
contemporâneo é fator fundamental para relacionar todos os aspectos de
sobrevivência. É evidente a ideia de que
sem ela não há uma maneira concreta de viver conforme a sociedade. Dentro da
comunicação que é uma área muito de muita abrangência existe a publicidade e a
propaganda.
A publicidade e propaganda é a forma
recorrente dos anunciantes (vendedores, prestadores de serviços, partidários)
de demonstrar diante de respectiva massa os fatores de diferenciação entre seus
produtos ou aspectos e os de outros anunciantes. A sociedade em si, necessita e
utiliza a propaganda para adquirir o melhor, o mais eficiente ou o desejado.
Todos os dias a sociedade é bombardeada por
propagandas, sejam elas através da televisão, internet, rádio ou outros meios
de comunicação. O intuito evidente é de despertar o desejo de consumo nas
pessoas o interesse pela inovação, tornando seu produto, mercado ou serviço
mais conhecido.
Empresas
que investem em uma boa propaganda despertam no consumidor o interesse de
conhecer o que elas propõem, para conhecer o que se oferece é necessário que
adquiram e quando se associa uma boa propaganda com um produto de qualidade a
tendência é de vender cada vez mais aumentando o volume de produção.
No
século XXI, grande parte da população mundial deixou de ser consumidora para se
tornar consumista, de modo que consumidor é aquele que consome para satisfazer
suas necessidades, sem excessos e consumista é aquele que consome mais do que o
necessário para satisfazer também desejos pessoais.
A propaganda é o que move o consumo, causa nos
cidadãos apelos sociais e muitas vezes emocionais, de forma direta e objetiva
define dentre a sociedade um pensamento de desejo, gosto, necessidade relativa,
as pessoas passam a acreditar que precisam de determinados serviços ou produtos
e que tais são inevitavelmente uteis, o que em diversas vezes é apenas um
hábito.
Com tudo, a propaganda de forma direta ou
indireta movimenta a economia. Desde o processo de formação de determinada
publicidade até o produto final que chega ao consumidor, são utilizados
diversos meios de produção recorrentes de vários tipos de indústrias e
empresas, são serviços, montagens, impostos, gastos, por isso é certo dizer que
consideravelmente “A Propaganda é alma do negócio”
As ferramentas de comunicação
1.6
Bohemia
Bohemia,
desde 1853, um absurdo de cerveja
Vá além do prazer de beber cerveja,
nosso objetivo é satisfazer seus maiores desejos. Bohemia é a sua cerveja, não
sinta o gosto no olhar, sinta o gosto ao provar. Bohemia, uma cerveja pra quem
gosta de cerveja. (LINCE PUBLICIDADE, 2013)
1.7 Peça Publicitária
A Peça Publicitária relacionada à
frase em destaque foi entregue ao professor da disciplina em formato de vídeo
CD. O comercial “Bohemia, desde 1853, um absurdo de cerveja”, é veiculado
atualmente nos meios de comunicação, rádio, TV, internet.
REFERÊNCIAS
FREITAS,
Carolina A. N. Mudar hábitos, recuperar uma economia, criar imagem, promover o
consumo, vender produtos, informar o consumidor.
CARRANO,
Camila. Entrevista com André Telles, autor de Orkut.com e Geração digital.
ACEVEDO, Claudia
Rosa et al. Ética da propaganda sob o olhar dos publicitários. RAE electron.,
São Paulo, v. 8, n. 1, Junho 2009.
SAMPAIO,
Rafael, Propaganda de A a Z .
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Foto Simbólica
da Agência Lince (integrantes)
Figura 2 – Logotipo da
Agência
Anexos
Figura 1
Figra 2:
CONCLUSÃO
Com a elaboração dos trabalhos e
cumprimento das atividades descritas, o grupo adquiriu conhecimentos e
habilidades essenciais para o continuo processo de aprendizado no curso de
Publicidade e Propaganda.
A
realização do brainstorming foi
essencial para o passo inicial onde é criado um logo para a agência e a este
aplicar o conceito principal que caracteriza o grupo. Entendemos que quando há
um objetivo, concluir cada passo com atenção e paciência é fator importante
para que possamos chegar às fazes terminais com competência.
Ao longo do desenvolvimento dos
trabalhos a agência se deparou com diversas situações, muitas das vezes,
inusitadas, por este motivo todos adquiriram, de alguma maneira, habilidades
necessárias para que o objetivo seja alcançado com êxito, mesmo que existam
dificuldades.
Contudo a agência Lince Publicidade
desempenhou as atividades decorrentes conforme orientada, o objetivo principal
foi adquirir experiências que futuramente sirvam para desencadear soluções aos
problemas e tarefas propostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário